terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Davi Caramelo



VISIO. - Como autodidata nas artes plásticas, como vê a escola clássica, se esta te influencia de alguma maneira ou só interessa o contemporâneo?

Davi Caramelo - Claro que me influencia. Tudo isso me serve de referência. Mestres como o Michelangelo, Boticcelli, Vermeer e tantos outros. O contemporâneo só existe, porque um dia existiu o clássico, não é?! (rs)
Além do mais acredito que já estamos vivendo um renascimento do manual... o retorno ao hand-made. A retomada da pintura, escultura, desenho, etc. Após um longo período ditado pelas artes puramente conceituais, grandes instalações, etc. Onde a idéia substituía a mão do artista.



Fale um pouco da relação do seu trabalho de designer gráfico com seu lado artista plástico. Há como traçar algum paralelo?

Ultimamente eles andam bem próximos. O fato de trabalhar com tipografia, linhas guia, vetores. Isso veio influenciando a minha maneira de desenhar e pensar pintura.
Abandonei algumas texturas carregadas e cores fortes de meus primeiros trabalhos para me concentrar mais no traço, na linha, na forma em sí. O design me obriga o tempo todo a ser funcional, compreensível. Coisa que busco eliminar nos meus trabalhos pessoais. Ao contrário da publicidade, do design eu não tenho um briefing. Muitas vezes risco intuitivamente, livremente e só depois de horas, as vezes dias é que consigo compreender o que fiz. (rs)


3. O que te inspira para desenhar e pintar? Músicas, filmes, pessoas, lugares, ...
 

Difícil definir ou enumerar referências. Costumo dizer que a arte esta em tudo, basta se permitir enxergar. Por exemplo... venho desenvolvendo uma série de desenhos e pinturas com construções imaginárias, elas estão dialogando muito bem com a minha série de casulos, muita coisa dessas construções surgiram de um livro que revisitei do Italo Calvino, "Cidades Invisivéis", muito também da cidade de Itu, onde recentemente visitei inúmeras igrejas e construções clásssicas. Lá fiquei fascinado com suas abóbodas, colunas, torres, escadas. Bem que me disseram que lá era a Roma Brasileira. E olha o clássico aí de novo. (rs)

5. Fale um pouco sobre os temas que aborda nos trabalhos atualmente desenvolvidos.
Os temas dos meus trabalhos atuais permeiam o ser humano, com todos os seus sonhos, sentimentos, angústias, alegrias e a sua relação em sociedade. As construções faraônicas e imaginárias traduzem a busca errônea pelo material como realização pessoal, a luxúria, o medo e as prisões onde constantemente nos colocamos. 



4. Quais seus interesses atuais e perspectivas para o cenário local das artes visuais?
 

Meu interesse não é muito diferente do que o de qualquer outro jovem artista. Quero que minha arte atinja o maior número de retinas possíveis e que as adentrem com provocações e gerem reflexões.
A internet esta aí como uma grande mecenas da arte atual. Através dela pessoas de outras cidades, estados, países comentam o meu trabalho, icentivando, elogiando e isso massageia o ego de qualquer um. (rs)
Quanto ao cenário local, acho que tem muita gente nova e boa, com trabalhos fantásticos mostrando que o que se produz aqui na Bahia não fica a dever a ninguém. 




Mini-bio:

Natural de Salvador, Bahia (1987). Começa a pintar como autodidata em 1993. Em 2006 ingressa nos cursos de Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA),
não chegando a concluir, e Publicidade e Propaganda na Escolar Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) onde se forma em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
Ao longo dos anos seu trabalho caminhou por diversas orientações entre elas a arte pop, cubismo e expressionismo, resultando na absorção de conceitos presentes nessas escolas para posterior criação da sua própria identidade dentro da arte contemporânea.
Atualmente realiza trabalhos dentro das linguagens da pintura, desenho, escultura, instalação,  arte digital e fotografia.

Mostras Coletivas

2010 - Coletiva ERROTICA - Exposição Virtual - Galeria Virtual Fora do Tempo - Brasil
2010 - Coletiva Bentevi Recife - Espaço MUDA - Santo Amaro - Recife - Brasil
2010 - Coletiva - Acción Arte Itinerante - Espacio Cultural La Fabrica Caseros - Córdoba - Argentina
2010 - Circuito das Artes - Galeria ACBEU - Salvador - Bahia - Brasil
2010 - Acción Arte Itinerante - Rio Vermelho - Salvador - Bahia - Brasil
2010 - Na feira de São Joaquim - Feira de São Joaquim - Salvador - Bahia - Brasil
2009 - Exposição 2.234 - Casarão St. Antônio Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil
2009 - “A derrubada do muro de Berlim... e de todos os outros muros” - ICBIE - Salvador - Bahia - Brasil
2009 - Exposição Fragmentos da Música Brasileira - Casa da Música - Salvador - Bahia - Brasil
2009 - Baianos - Galeria Castro Alves - Salvador - Bahia - Brasil
2009 - Arte Comestível - Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana - Bahia - Brasil
2008/2009 - quinzepor3 - Circuito de Arte Perini - Salvador - Bahia - Brasil
2008 - Sala Aberta - G.Buffone Arte Contemporânea- Salvador - Bahia - Brasil
2008 - Arte Comestível - G.Buffone Arte Contemporânea- Salvador - Bahia - Brasil
2008 - 7 Anos .K - Zank Hotel - Salvador - Bahia - Brasil
1999 - Traços de Ternura - Shopping Iguatemi - Salvador - Bahia - Brasil

Links:
http://davicaramelo.blogspot.com/
http://artedavicaramelo.blogspot.com/